23 Anos

Base de dados da literatura e das teses médicas exclusivamente nacionais



Perfil    |    Login

Home » História e Objectivos
História e Objectivos

Foi com muito gosto e entusiasmo que criámos este Índex das Revistas Médicas Portuguesas. 

Como médicos, desde sempre nos apercebemos da dificuldade em ter acesso às bibliografias nacionais, o que nos fazia sentir que andávamos a escrever para o umbigo.

Desconheciamos com frequência o que se ia publicando entre nós, quantas vezes de excelente qualidade e até pioneirismo. Não porque o quisessemos ignorar, mas pela pura e simples razão de não termos bases como a Pubmed® ou a Medline® (salvaguardadas as devidas importâncias e dimensões) capazes de permitir uma pesquisa rápida e exaustiva da nossa informação escrita.

Foi isso que procurámos realizar: uma base de dados local - um Índex em Língua Portuguesa

Desde 1992, ano em que iniciámos este levantamento, publicaram-se em Portugal mais de 170 revistas médicas, algumas das quais já descontinuadas (agradecemos que nos comuniquem eventuais omissões). Delas foram, até ao momento, extraídos cerca de 42.000 artigos referenciados com campos para título, autores e suas instituições de trabalho, resumos e palavras-chave. 

Durante bastantes anos, muitas destas revistas, foram publicadas apenas em suporte de papel (algumas continuam ainda a utilizar apenas este suporte). Felizmente, através do nosso repositório, todas as revistas continuam a poder ser consultadas: quer os resumos na base de dados quer os textos integrais que se encontram no nosso Arquivo.

Temos também incluídas as Teses de Doutoramento de todas as escolas de Medicina do país, com igual carácter prospectivo e actualizações anuais.

Com cerca de 16.000 utilizadores registados e mais de 25.000 pesquisas mensais cremos estar a cumprir a nossa missão. 

Desde Dezembro de 2007 que passámos também a contar com o alto patrocínio da Ordem dos Médicos, por decisão unânime do seu Conselho Nacional Executivo, facto que muito nos honra pelo reconhecimento que traduz da mais-valia desta base de dados. 

São bem-vindas  todas as sugestões, críticas e comentários que nos queiram enviar. Temos de conhecer e partilhar melhor o bom trabalho médico que entre nós se produz. 

Envie-nos  as suas opiniões para Carlos Filipe (Consultor de Medicina Interna dos CHUC, Coimbra) ou Jorge Crespo (Chefe de Serviço de Medicina Interna dos CHUC, Coimbra)

 

Carlos Filipe

Jorge Crespo

 

 

Copyright © 2008-2015 Indexrmp | TODOS OS direitos reservados
home | História e Objectivos | Revistas e Publicações | Contactos